A logística é um setor fundamental para vários tipos de empresa. Seu ciclo é composto desde o transporte da matéria-prima, estoque e entrega do produto final ao cliente. Por isso, compreender e otimizar a gestão logística das companhias é um passo significante para melhorar seu posicionamento no mercado.
Mas afinal, o que é a gestão logística?
A gestão logística envolve uma série de tarefas essenciais para que a empresa funcione com sucesso. As principais atividades são: armazenamento, transporte, embalagem, manuseio, entrega, entre outras.
Todas essas tarefas estão relacionadas diretamente com o grau de satisfação dos clientes. Qualquer problema com qualquer uma dessas atividades poderá acarretar atraso na entrega, vencimento de mercadorias e danos aos produtos.
Otimizar a gestão logística permite as empresas melhorarem sua produtividade e contribuírem para aumentar a satisfação dos clientes. Isso dará uma vantagem competitiva para qualquer tipo de negócio.
Erros que precisam ser evitados
Quando ocorrem erros na gestão logística, recursos financeiros são consumidos, a satisfação dos clientes despenca e a empresa tem um desgaste de imagem e credibilidade.
Há 4 erros fundamentais na gestão logística que as empresas precisam evitar:
- Não ter preocupação com o armazenamento das mercadorias, matérias-primas e produtos finalizados;
- Não dar visibilidade ao sistema de informação;
- Não ter um software que sincroniza os pedidos e a cadeia de suprimentos;
- Não entender que a cadeia de suprimentos é uma estrutura dinâmica.
Esses erros podem ser minimizados e até extintos se as empresas adotassem ferramentas tecnológicas.
Ferramentas tecnológicas que otimizam a gestão logística
Algumas ferramentas tecnológicas são capazes de automatizar tarefas, gerenciar falhas, diminuir custos e garantir maior eficiência dos processos.
As principais são:
CRM (Custom Relationship Management)
Com um software de CRM – gestão de relacionamento com os clientes, as empresas podem capturar e armazenar dados sobre seus clientes. Essas informações são uteis para serem utilizadas no gerenciamento do funil de vendas.
O Sistema Pipeline da Atende Smart auxilia as empresas a personalizarem suas interações com os clientes, a fim de melhorar sua relação com o negócio.
TMS (Transportation Management System)
O TMS – Sistema de gerenciamento de transporte é um sistema completo que gerencia o fluxo logístico das organizações. Ele pode ser integrado ao ERP.
Sistema de gerenciamento de estoque
Esse software gerencia as tarefas relacionadas com o estoque. O Wholesaler Pro é um sistema voltado para distribuidores, empresas de atacado e varejo.
Sistema de rastreamento
Um dos melhores recursos no processo de entrega é a capacidade que o cliente tem de rastrear as mercadorias adquiridas. Por conta de um software de rastreamento, as empresas podem monitorar e catalogar os produtos até o seu destino final.
Esse sistema ajuda a organizar o relacionamento com os clientes, permitindo que eles tenham dados sobre suas compras em tempo real. Isso garante maior confiabilidade e segurança para os clientes.
ERP (Enterprise Resource Planning)
O sistema ERP é uma solução que integra as informações da empresa dos diferentes setores. Dessa forma, o gestor consegue ter uma visão macro do seu negócio.
O ERP Atende Smart é um software completo para empresas de pequeno, médio e grande porte. Seu formato de módulos permite que a empresa adquira o que for melhor para sua rotina corporativa.
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