Abrir seu próprio negócio é um desafio para muito empreendedores, pois está associado a muitas inseguranças, medos e dúvidas. Muitos sonham com isso a vida inteira. Outros têm uma ideia e querem colocar em prática o mais rápido possível.
De qualquer forma, o sucesso de abrir seu próprio negócio está relacionado a vários fatores como: bom plano de negócio, administração firme e conhecimento sobre o segmento.
Perguntas a fazer antes de abrir seu próprio negócio
Abrir seu próprio negócio e gerenciá-lo demanda que os empreendedores tenham um conjunto de conhecimento e habilidades em vários setores como: público-alvo, planejamento e mercado.
Antes de abrir sua empresa, precisa ter resposta para os seguintes questionamentos:
1. Há um mercado para meu produto ou serviço?
2. Há concorrência? Quem são meus concorrentes?
3. Onde será minha empresa?
4. Qual será a área de atuação do meu negócio?
5. Que tipo de empresa eu quero abrir? MEI? Sociedade?
6. Tenho um plano de negócio?
7. Quem é meu público-alvo?
8. Quais serão meus canais de venda?
9. Qual será o regime tributário mais adequado?
10. Qual será meu planejamento de marketing?
Além de responder a todas essas perguntas, o empreendedor deve construir uma boa estratégia de marketing e manter um controle de fluxo de caixa. Esse último é fundamental para que empresa se mantenha equilibrada, do ponto de vista financeiro.
A maioria dos empreendedores não possui grandes valores para investir e abrir seu próprio negócio. Muitos começam empreender com pouco dinheiro e precisam planejar sua empresa conforme seu aporte financeiro.
Como abrir seu próprio negócio?
Antes de abrir seu próprio negócio, é importante que você entenda se tem perfil empreendedor ou não. Além disso, é preciso coletar as informações de mercado, marketing e finanças, de acordo com as perguntas expostas acima.
Após organizar esses dados coletados, chega o momento de abrir seu próprio negócio.
Empresa MEI
Abrir uma empresa MEI (Microempreendedor individual) é fácil e rápido, podendo ser feita de forma online, no portal do Empreendedor MEI.
A empresa MEI é ideal para empreendedores que estão começando. A abertura da empresa é gratuita e essa modalidade é isenta de muitos impostos. Porém, o MEI possui limitações de faturamento bruto anual, até 130 mil reais, ou 10.833 mensais.
Além disso, os empreendedores não podem ter participação em outras empresas.
Outros tipos de empresas
Para abrir uma empresa, é importante fazer um contrato social, contendo as seguintes informações: dados pessoais dos sócios, regime tributário, capital social da empresa, tipo de sociedade e classificação das atividades.
Após o contrato social, é preciso solicitar online a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Depois disso, se faz necessário registrar a empresa na Junta comercial.
Gestão do seu negócio
Após abrir o seu negócio, chegou o momento de geri-lo. Para isso, é fundamental contar com um software que otimize os processos administrativos e financeiros da sua empresa. O ERP Atende Smart é capaz de gerenciar processos e integrar dados e recursos de forma automatizada.
Essa solução apresenta diversas funcionalidades para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Quer saber mais sobre o software e outras soluções tecnológicas para seu negócio? CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP
16.00
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}