Gerenciar os fornecedores e notas fiscais é uma forma de otimizar os processos internos da empresa, para garantir que todos os contratos atendam às necessidades do negócio.
Mesmo complexa, a gestão de fornecedores e notas fiscais precisa ser realizada. Mesmo micro e pequenas empresas precisam realizar esse gerenciamento. A má gestão de fornecedores e notas fiscais pode interferir diretamente na qualidade entregue ao cliente, no preço final e nos níveis de estoque.
O que é a gestão de fornecedores?
As operações comerciais precisam ter um bom relacionamento com seus fornecedores, pois eles são a fonte de vários negócios. Dessa forma, é fundamental manter a gestão de contas em dia. À medida que o negócio cresce, a quantidade de fornecedores aumenta, e por consequência o número de faturas para pagar.
A gestão de fornecedores é um conjunto e regras que permite a empresa integrar, identificar, qualificar, colaborar e realizar transações de forma eficiente para seus negócios.
Essa gestão envolve um relacionamento benéfico e mútuo entre empresa e cada fornecedor. Uma boa relação com os fornecedores significa maior eficiência do negócio.
O que é a gestão de notas fiscais?
Além da gestão de fornecedores, é fundamental que as empresas realizem corretamente a gestão de notas fiscais.
As NFes (notas fiscais eletrônicas) são documentos fiscais emitidos, organizados e armazenados digitalmente. A finalidade dessas notas é o de comprovar uma compra ou venda de produtos ou de uma prestação de serviços.
Quando uma compra é realizada, uma NFe é emitida pelo fornecedor. Esses dados são enviados, registrados e validados pelos servidores da Secretaria da Fazenda do estado emissor.
Após a emissão, a SEFAZ devolve esse arquivo, representando oficialmente a Nota Fiscal. Além disso, o fornecedor precisa gerar uma versão impressa dessa nota, chamada de DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica).
A DANFe precisa acompanhar o produto em toda jornada até o cliente. No entanto, muitos fornecedores enviam as notas por email, que podem nem chegar ou ser perder na caixa de entrada.
Como melhorar o gerenciamento dos fornecedores
Há várias maneiras que ajudam as empresas a desenvolver o gerenciamento robusto de fornecedores para fortalecer seu negócio. Confira algumas dicas:
- Mantenha um contrato formal com seu fornecedor;
- Estabeleça metas
- Revise as entregas com regularidade, a fim de reduzir custos e melhorar a satisfação dos clientes.
- Seja uma empresa que honre seus contratos.
Além disso, é fundamental que a empresa conte com um sistema eficiente como o Atende SPY NFe. O Sistema da Atende Smart é integrado com a Secretaria da Fazenda e emite notas fiscais eletrônicas, além de baixar os arquivos XML e DANFE automaticamente.
Quer saber mais sobre esse sistema? Clique aqui e fale conosco.