O serviço de delivery ganhou muita força, principalmente com a pandemia causada pelo Covid-19. Por conta da elevada concorrência, as empresas precisam se organizar, aprimorar sua gestão e utilizar as ferramentas adequadas para otimizar o serviço de delivery.
Dicas para otimizar o serviço de delivery
Para manter o serviço de delivery eficiente e otimizado, e se diferenciar da concorrência, as empresas devem se atentar as seguintes dicas:
Dica 1 – Contrate bons entregadores
A chave de ouro do delivery é contar com bons entregadores que trabalham sob demanda. É importante garantir esse serviço para não atrasar os pedidos e não atrapalhar o fluxo de entregas.
Procure entregadores que já estejam familiarizados com as rotas das cidades e atalhos das ruas.
Além disso, o segredo de sucesso de um bom delivery é dividir os pedidos, conforme as regiões da sua cidade.
Divida os entregadores por região para evitar atrasos do pedido.
Otimize a saída com o entregador com pelo menos 3 pedidos para a região.
Dica 2 – Use cardápios digitais
O grande diferencial do serviço de delivery é que ele aconteça toda de forma online. Dessa forma, o cardápio não pode ser diferente.
Há diversos aplicativos e sites que são capazes de montar um cardápio digital para o serviço de delivery. Além de garantir mais praticidade para os clientes, o cardápio digital deixa a produção mais rápida.
Dica 3 – Divulgue seu serviço de delivery
De nada adianta implementar o serviço de delivery, se você não divulgá-lo. Utilize ações de marketing digital, como marketing de conteúdo, uso das redes sociais para propagar o novo serviço.
Além disso, imprescindível utilizar os aplicativos de delivery como iFood, Rappi e Uber Eats.
As empresas também devem ter um site próprio personalizado com várias funcionalidades, que pode funcionar como um sistema de pedidos online.
Com isso, novos clientes vão poder conhecer o serviço de delivery da sua empresa.
Dica 4 – Conheça seus clientes
Para otimizar o serviço de delivery, é fundamental conhecer seus clientes, principalmente os habituais. Dessa forma, você vai saber quais pedidos são escolhidos por dia e pode deixar ingredientes separados.
Além disso, é importante sincronizar os pedidos por região, quando for possível. Dessa forma, é possível fazer várias entregas de uma única vez.
É importante que o prazo de entrega seja o menor possível e que esteja dentro do estabelecido pela empresa. Não invente prazo e informe aos clientes o tempo que o pedido vai chegar.
O artigo 35 do Código do Consumidor estabelece que o cliente tem o direito de cancelar um pedido, caso o delivery ultrapasse o tempo estabelecido.
Dica 5 – Fidelize seus clientes
O grande segredo para fidelizar seus clientes o oferecer a melhor experiência.
Além de uma necessidade, comer é uma experiência. Portanto, ofereça um bom atendimento, com simpatia, agilidade e praticidade.
Adquira um programa de fidelidade, cupons de descontos para ajudar na fidelização dos seus clientes e otimizar a retenção de clientes.
Utilize datas celebrativas, como Dia das Mães, Carnaval, festas de fim de ano ou até mesmo o aniversário do cliente já cadastrado para oferecer promoções.
Com a solução Atende Smart Delivery, você vai transformar seu serviço de delivery, com soluções diferenciadas.