Diante do cenário de pandemia dos últimos anos, o ecommerce se tornou uma das soluções para novos empreendedores e empresas que precisaram se reinventar. Muitas lojas físicas têm migrado para o modelo online. Pensando nisso, confira as principais tendências para ecommerce em 2022.
Crescimento do ecommerce em 2021
Muitos lojistas enxergam o ecommerce como uma forma de ampliar seus negócios, com baixo investimento e aumento da lucratividade.
Durante os primeiros três meses do ano passado, as compras online ultrapassaram os 35 milhões de reais. Entre outras palavras, quase 73% das compras feitas nesse período foram realizadas em ecommerce. Muitos consumidores migraram para as compras online desde o início da pandemia.
Muitas empresas acabaram se expandido para o mundo virtual. Além disso, o empreendedorismo online cresceu bastante desde 2020. Com a modalidade online, muitos segmentos ganharam força e vão se tornar tendências em 2022.
Principais tendências de ecommerce para 2022
Com a expansão rápida e sólida do ecommerce, muitos setores cresceram e vão continuar sendo tendência para 2022. Confira os principais:
Pets – o Brasil é o segundo país que mais consome produtos e serviços para pets, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Durante a pandemia, o mercado online de pets cresceu de forma significativa, com petshops, alimentos, suplementos, acessórios, planos de saúde, entre outros.
O crescimento desse ecommerce apenas em 2021 foi de 88,04%.
Comidas e bebidas saudáveis – Durante a quarentena, as pessoas foram obrigadas a consumir bastante serviço por delivery. Diante disso, um novo mercado ganhou forças – alimentação saudável.
O consumidor conta com plataformas de ecommerce, inclusive com opção de entrega marcada.
Decoração e reforma – Muitos consumidores têm optado por reformar suas casas e redecorá-las. Com isso, o segmento de casa e móveis cresceu bastante nesse último ano.
Muitas empresas oferecem seus produtos e serviços no ambiente virtual e têm atingido um número maior de público.
Transporte – O serviço de distribuição, mobilidade e entregas cresceu de forma absurda nos últimos três anos.
A mobilidade urbana e a logística de entrega com base em aplicativos se tornou uma das melhores opções tanto para as empresas quanto para os clientes.
Ferramentas poderosas para 2022
Como visto, cada vez mais os consumidores estão migrando para o mundo online. Para se manter competitivo, as empresas devem investir em ferramentas de marketing e atendimento. As principais que estarão presentes em 2022 são:
- Novos meios de pagamento;
- Inteligência artificial;
- Venda pelas redes sociais;
- Estratégias omnichanel;
- Compras por voz;
- Realidade aumentada
Além disso, é fundamental ter uma loja virtual integrada, responsiva e acessível para qualquer dispositivo móvel. Pensando nisso, foi criada a solução a Atende Smart E-Commerce.
A projeção para 2022 é que o ecommerce cresça ainda mais. Por isso, é fundamental contar com uma plataforma que permite integrar vendas, estoque, gestão, entre outras funcionalidades.
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