Veja as novidades e mudanças que ocorreram no sistema Atende Smart
- Novidades no módulo PEDIDO/NOTAS
♦ Nesta atualização teremos uma mudança na tela de PEDIDO/NOTA, a troca do menu de botões escritos por ícones, conforme as imagens abaixo.
Obs.: A imagem abaixo é ilustrativa, no sistema os nomes dos ícones serão mostrados quando o ponteiro do mouse for posicionado em cima do botão.
♦ Nesta versão foi implementado na tela de pesquisa do módulo de PEDIDOS/NOTAS, no campo “DESTINATÁRIO:” a função de pesquisa tipo AJAX.
Acrescento que a partir desta atualização será possível buscar neste mesmo campo, o cliente pelo Código (ID).
♦ Quando o usuário for trabalhar um pedido que foi “transferido” de outra base, e for realizar a ligação do item com um produto da base de dados, e o produto inserido na ligação ficar na cor vermelha, significa que este produto está com o estoque negativo.
- Novidades no módulo PEDIDO DE COMPRAS
♦ A exemplo do PEDIDO/NOTA, nesta atualização teremos a troca do menu de botões escritos por ícones no módulo de PEDIDO DE COMPRAS, conforme as imagens abaixo.
Obs.: A imagem abaixo é ilustrativa, no sistema os nomes dos ícones serão mostrados quando o ponteiro do mouse for posicionado em cima do botão.
♦ Tivemos melhorias e novidades no módulo de Pedidos de Compra, uma das mais aparentes é o menu que passou a ter ícones (veja 1ª imagem abaixo) e que foi explicado neste BLOG, mais acima.
Outra novidade é a possibilidade de criar financeiro (Despesa/Contas a Pagar) no Pedido de Compra, que se criado, será levado para a Entrada de Mercadorias, caso o Pedido de Compra seja exportado ou enviado para o módulo de Entrada de Mercadorias. Veja 2ª imagem abaixo.
Este financeiro poderá ser gerado de duas maneiras:
A primeira é indicando uma condição de pagamento no cabeçalho do pedido e depois clicando no botão “GERAR DUPLICATAS“, como podemos ver na 3ª imagem abaixo.
A segunda é lançar as informações nos campos que vemos na 4ª imagem abaixo, e clicar no botão incluir. Isto fará o sistema criar o financeiro (Despesa/Contas a Pagar) como podemos ver na 5ª imagem abaixo.
- Novidades no módulo CADASTROS
♦ Uma mudança de posição de menu ocorreu nesta atualização, o submenu PRODUTO não está mais na dentro do menu TABELAS. Agora ele está dentro do menu CADASTROS BASICOS, o novo nome do menu PESSOAS.
- Menu PESSOAS mudou para CADASTROS BASICOS
- Submenu PRODUTOS mudou do menu TABELAS para CADASTROS BASICOS.
♦ Foi implementado nesta atualização a opção de FAVORITOS, conforme podemos ver na imagem abaixo.
Para selecionar os menus favoritos, basta clicar na “estrela” que vemos no lado direito no menu, ela ficará na cor laranja e estará disponível no menu FAVORITOS no topo da tela, logo abaixo do campo PESQUISA.
♦ Nesta atualização foi implementado no sistema, no controle dos produtos que entram no APP de Cardápio, o horário que ele participa.
Este controle pode ser feito pelo Grupo de Produtos, na edição próprio produto ou na tela de pesquisa do Cadastro de Produto.
1º Método: Na tela de pesquisa cadastro de Grupos de Produto, será visível o botão (veja 1ª imagem abaixo) que permite definir os dias da semana e o horário para cada dias, em que o produto será exibido o APP de Cardápio (veja 2ª imagem abaixo).
2ª Método: Na tela do Cadastro de Produto, no caminha ABA Produto, Detalhe do Produto > Complementar, será visível o botão no item “Aplicativo” quando o campo “MOSTRAR APP” estiver ativo como SIM, (veja 3ª imagem abaixo), se clicar no botão o sistema abrira um POPUP para cadastrar os dias e horários que o produto será exibido no APP de Cardápio (veja 4ª imagem abaixo).
3ª Método: Na tela de pesquisa Cadastro de Produto, será visível o botão (veja 5ª imagem abaixo), que repete a mesma função esplanada no 2ª método.
♦ Para esta versão, implementamos uma nova função no cadastro de produto, que pesquisa através do SEFAZ-RS um GTIN (Código EAN) no Cadastro Nacional de Produtos, e alimenta os campos “Nome”, “Nome reduzido”, “NCM” e “CEST”. No caso do CEST, apenas se a informação existir.
Para isso basta digitar o código da embalagem no campo “Código de Barras” e depois clicar no botão de lupa que podemos ver destacado na imagem abaixo.
OBS.: Esta pesquisa vai funcionar apenas para produtos registrados no GS1 que se iniciarem com os números 789 e 790
- Novidades no módulo DADOS DA EMPRESA
♦ Foram alteradas as Labels de 4 abas no DADOS DA EMPRESA:
- ORÇAMENTO >>> TIPO ORÇAMENTO
- PEDIDO >>> TIPO PEDIDO
- NOTA >>> TIPO NOTA
- SERVIÇO >>> TIPO SERVIÇO
♦ Foi implementado um controle para definir se o cálculo de rateio do FRETE no PEDIDO/NOTA, será baseado no PESO total do item ou no valor total do item.
Este controle será feito através de parâmetro, conforme imagem e diretrizes abaixo:
Opções do parâmetro são:
- Em branco: Mantem o tipo atual (pelo Peso) DEFAULT
- Peso: O tipo atual
- Valor do item: O novo tipo descrito acima
♦ Foi implementado nesta versão um parâmetro para controlar se a informação “REFERÊNCIA” do produto será impressa ou não na DANFE.
♦ Nesta atualização foi implementado parâmetro (veja 1ª imagem abaixo) que na impressão do PEDIDO 4 (50 colunas), irá mostrar o valor unitário dos itens impressos com o desconto existente no item já abatido. Como podemos ver nas 2ª e 3ª imagens abaixo.
♦ Implementado parâmetro que atuará no campo “Ligação” do item, de um pedido transferido. O parâmetro “Atualizar unidade na ligação do produto de venda:” quando ativado, irá atualizar o item do PEDIDO TRANSFERIDO a Unidade, deixando a unidade do item igual a unidade do produto de LIGAÇÃO.
- Novidades em RELATÓRIOS
♦ Nesta versão foi implementado no relatório de TICKET MÉDIO os PEDIDOS/NOTAS feitos no ATENDE.
Para isso basta selecionar a opção SIM no novo filtro “Incluir pedido:“, conforme imagem abaixo:
♦ Realizada a implementação de 4 filtro para o relatório de “Vendas por Período – Pedido”.
Filtros:
- Categoria (Categoria de produto – Default vazio)
- Operação comercial (Default “VENDAS”)
- Natureza de operação (Natureza do item – Default vazio)
- Tipo (Conforme esboço abaixo – Default vazio)
Os filtros implementados já são usados em outros relatório e tem aa mesmas funções.
- Novidades no módulo de ESTOQUE
♦ A partir desta atualização “CFOP/Natureza de operação” cadastrada, que tenha sido usada ou vinculada a alguma operação, como uma regra de tributação ou a parâmetros do SPED, não será passível de exclusão. Está é uma medida voltada a segurança das informações que influenciam operações do sistema.
- Novidades no módulo de FECHAMENTO DO CAIXA
♦ Nesta atualização foi feita uma modificação no módulo de Fechamento de Caixa, onde se pode ver duas abas, MODELO 1 e MODELO 2.
O MODELO 1 é o tradicional e já conhecido por todos.
A novidade está no MODELO 2 que traz um layout mais fluido para o usuário. Destacamos que as este novo layout redistribui as informações já existentes, com o objetivo de deixar as mesma mais clara.
- Novidades no módulo de FINANCEIRO
♦ Foi realizada a inclusão de novos filtros na tela de pesquisa do módulo de DESPESAS.
Esta inclusão de filtros tem duas partes:
1ª parte – Incluir filtros que já existem no módulo RECEITAS.
- Tipo doc.:
- Valor emitido de
- Banco
2ª parte – Inclusão de novos filtros.
- Categoria DRE simplificada
- Centro de Custo