O merchandising é importante para toda e qualquer empresa que vende serviços e produtos. A presença do ponto de venda (PDV) ajuda as organizações a gerenciarem seu estoque, contornar devoluções e trocas de forma mais simples e fazer a gestão de caixa. Neste artigo, você vai entender mais sobre o assunto e dicas para melhorar seu ponto de venda.
O que é um Ponto de Venda?
A expressão ponto de venda (PDV) deriva da versão inglesa Point of Purchase (POP) ou Point of Sale (POS). O PDV é a uma área do varejo em que os produtos da empresa ficam expostos para o cliente efetuar a compra.
Com novas soluções tecnológicas, as empresas mudaram a forma de interagir com seus clientes e parceiros. Um sistema ERP é capaz de automatizar processos, controlar PDV, entre outras funcionalidades.
Dicas para melhorar seu Ponto de Venda
O ponto de venda gerencia pedidos e vendas. As vendas feitas no ecommerce são capturadas de forma automática, por um sistema integrado, em que informações sobre faturamento, emissão de nota fiscal e entrega.
O PDV é um verdadeiro aliado nas relações de compra e venda das empresas, principalmente as micro e pequenas empresas. Algumas dicas podem melhorar seu ponto de venda e ajudar seus clientes a decidirem pela compra. São elas:
Defina o ponto certo
É importante estudar o leiaute da sua empresa e aproveitar os espaços onde há maior circulação de pessoas. Em geral, a exposição de produtos precisa estar na altura dos olhos, entre 1,20m e 1,80m.
Os produtos precisam estar bem organizados, numa exposição atraente sem causar poluição visual.
Em determinadas datas, é importante girar os produtos, por isso organize seu ponto de venda de forma diferente, levando em consideração a sazonalidade e as datas celebrativas.
Trabalhe o visual
A principal função do ponto de venda é promover a compra de produtos. Pensando nisso, é importante pensar no visual, agrupando os produtos por categoria e fazendo uma comunicação atrativa com preço e oferta.
Otimize o PDV
Muitos consumidores compram por impulso, por isso, é importante aproveitar áreas próximas ao caixa para estimular essas vendas impulsivas.
Monte nichos com produtos promocionais divididos em categorias. Organizar os produtos em gôndolas estimulam o consumidor comprar o que não precisa.
É preciso muita inteligência e organização na hora de expor os produtos.
Vantagens em usar o PDV Atende Smart
O Smart PDV é um software de gestão eficiente, rápida e simples capaz de fazer uma gestão integrada, otimizando os serviços prestados pela empresa, por meio dos seus canais de venda.
Com esse sistema, é possível administrar estoque, organizar finanças, controlar compras e vendas, cadastrar produtos e clientes e receber relatórios. O Smart PDV permite a integração com outros produtos Atende Smart, além de outras vantagens como:
- Redução de tempo de atendimento;
- Redução de custos com outros equipamentos;
- Maior agilidade e mobilidade para receber;
- Melhora na experiência do cliente;
- Armazenamento em nuvem;
- Leitor de Barras integrado.
Quer saber como otimizar seus processos e melhorar o ponto de venda?