As empresas são como as pessoas. Quando elas estão com algum tipo problema, elas emitem alertas no formato de sintomas. A saúde financeira de uma companhia pode ser analisada dessa forma.
Se as coisas não ocorrem como deveriam, é importante olhar mais atentamente e identificar os fatores que estão causando riscos ao seu negócio. A partir daí, você será capaz de tomar diversas decisões para solucionar os problemas.
É importante analisar constantemente para identificar os fatores que colocam em risco a saúde financeira da sua empresa. Inadimplência de cliente, desequilíbrio no fluxo de caixa, insatisfação de funcionários… Essas e outras situações podem colocar em risco seu negócio.
Fator 1 – Insatisfação de funcionários
Os funcionários são uma parte fundamental do funcionamento da empresa. Os gestores precisam manter um ambiente interno positivo e organizado.
Falta de inovação e incentivo, falha nos processos e colaboradores desmotivados comprometem o ambiente interno.
Qualquer sinal de insatisfação por partes dos colaboradores, é importante tratar com respeito e cuidado. Evite dores de cabeça com processos trabalhistas e demissões.
É importante investir na melhora na produtividade da equipe.
Fator 2 – Queda no faturamento
O faturamento de qualquer empresa precisa ter um equilíbrio. Muitos negócios têm sazonalidade e o resultados podem cair e depois aumentar.
É importante olhar de forma global e analisar a média padrão. Mas se o faturamento cair de forma brusca, procure encontrar os motivos internos e externos.
Os internos podem estar relacionados com a queda na qualidade dos produtos, ações de marketing mal feitas, entre outros. Os motivos externos podem estar ligado à uma crise econômica.
A verdade é que o faturamento continuar em queda indica que a saúde financeira da sua empresa não está boa.
Fator 3 – Inadimplência de clientes
Atraso ou falta de pagamento por parte dos clientes comprometem em demasia a saúde financeira da empresa.
Uma inadimplência alta traz diversas consequências negativas, tais como:
- Compromete o faturamento;
- Afeta a capacidade da empresa honrar com seus compromissos;
- Prejuízos financeiros com cobranças judiciais;
Para reduzir esses riscos, é importante analisar o perfil dos seus clientes e oferecer diversas formas de pagamento para eles.
Fator 4 – Aumento de dívidas
Para investir em novas soluções é preciso se endividar. No entanto, é importante manter o nível de endividamento com financiamentos e empréstimos sobre controle.
Se boa parte dos recursos está comprometido com o pagamento de dívidas, a saúda financeira da empresa não está boa.
Fator 5 – Mercadorias paradas por longo tempo
Produtos parados por longo tempo no estoque representa que o capital está parado. Isso pode ser um erro de planejamento ao comprar produtos que tem pouca saída.
Mercadoria parada impede a aquisição de novos produtos e o pagamento de contas pendentes.
Fator 6 – Má gestão financeira
Toda e qualquer empresa possui despesas fixas mensais como energia, aluguel, água, internet, pagamento de funcionários, etc.
Quando a empresa não consegue pagar essas despesas é um sinal claro que a saúde financeira do seu negócio está em colapso. Para evitar, faça um fluxo de caixa eficiente.
Uma dica importante para manter a saúde financeira da empresa e adotar ferramentas adequadas de gestão, CRM, entre outras. Há diversos softwares que ajudam as empresas otimizarem suas atividades.
Acesse agora mesmo nossa página e conheça a melhor solução para gerenciar sua empresa!
Se preferir ligue e agende uma visita com um dos nossos consultores para esclarecer qualquer dúvida.
(11) 2989-5006 / 3508-3100