Novas práticas levam em consideração o uso racional dos recursos e as demandas dos clientes, que buscam produtos diversificados e saudáveis.
Empresários do setor de panificação e confeitaria devem ficar atentos às novas exigências de mercado, para que possam atender às demandas dos clientes e se destacar pela qualidade dos produtos, característica que atrai e fideliza os consumidores.
O setor passou por uma série de transformações e evoluções. Novos maquinários, diversificação da oferta de produtos e implementação de formas mais eficientes de gestão são mudanças que tiveram impacto positivo.
Confira a seguir algumas tendências para você aperfeiçoar ainda mais o seu negócio.
Produtos
O pãozinho continua sendo o alimento mais procurado nas padarias, mas o mix de produtos se expandiu bastante em decorrência das novas rotinas alimentares.
Uma demanda crescente tem sido a de pães e bolos integrais, feitos com produtos mais saudáveis, com menor quantidade de sódio, açúcar e gorduras saturadas.
Então, uma boa prática é complementar os produtos tradicionais com essas novas receitas, a fim de atrair maior número de consumidores.
Essas ações simples são muito importantes para que o empresário destaque-se ante a concorrência e desponte no mercado.
Produtos especiais
Padarias e confeitarias devem oferecer, ainda, produtos adequados para quem precisa de dietas especiais, como pães e bolos sem glúten e sem lactose, sem açúcar para os diabéticos e sem gordura para atender os clientes em dieta de emagrecimento ou que precisam controlar o colesterol. É importante ressaltar que, para atender consumidores com intolerâncias ou alergias alimentares, é fundamental adotar uma série de cuidados específicos para eliminar qualquer risco de apresentar os ingredientes em questão.
Outra tendência que tem conquistado público crescente é a de refeições pré-prontas, que o cliente finaliza em casa, a exemplo de pizzas, sanduíches, massas e assados.
Além disso, o empresário pode oferecer produtos de forma fracionada, considerando as novas configurações familiares no Brasil, para atender as pequenas famílias e os clientes que moram sozinhos.
Embalagens
As embalagens também modificaram-se, principalmente para atender às exigências de conservação dos alimentos com higiene, garantindo a qualidade dos produtos.
A obrigatoriedade das datas de fabricação e do prazo de validade foi outra norma que trouxe mais segurança para os consumidores.
O design das embalagens precisa ser funcional e atrativo. Além disso, elas devem ser produzidas com materiais recicláveis e que não agridem o meio ambiente.
Processos e equipamentos
Ao longo das décadas, o tradicional forno a lenha foi gradativamente substituído por equipamentos a gás ou elétricos. Essa foi uma das principais mudanças no setor de panificação e confeitaria, mas não a única.
Os maquinários utilizados em todas as etapas de produção foram modernizados: balanças, batedeiras, liquidificadores, refrigeradores, estufas etc. Tudo isso para garantir a agilidade, segurança e qualidade nos processos.
Além disso, os novos equipamentos têm melhor eficiência energética, o que ajuda na redução de custos.
Os processos de gestão foram aperfeiçoados, com a adoção da produção em cadeia, o que favorece a organização do tempo e o controle dos produtos e do estoque.
Padronização e práticas sustentáveis
A padronização de produtos também é outro fator que apresenta impacto positivo, pois tem como resultado maior controle da produção, proporcionando a economia de insumos e de tempo.
As novas rotinas também levam em conta o rigoroso controle de qualidade, de higiene e de uso racional dos recursos, evitando o desperdício.
Por isso, é fundamental a adoção de práticas sustentáveis, com a economia de recursos hídricos, energéticos e das matérias-primas utilizadas.
Descarte de resíduos
Outro fator importante é o descarte dos resíduos, principalmente os que apresentam maior perecibilidade.
Os rejeitos orgânicos devem ser descartados em embalagens vedadas, evitando a proliferação de insetos e roedores.
A adoção de práticas de coleta seletiva também deve ser observada.
Design do ambiente
Outro ponto de grande mudança nas padarias e confeitarias foi o de design de loja.
Os espaços internos estão mais atrativos: as vitrines e balcões ganharam novos formatos e tornaram-se funcionais de tal maneira que o próprio cliente pode selecionar os alimentos desejados.
A boa experiência de consumo
Os clientes querem desfrutar de espaços bem iluminados, arejados e com boas condições de acomodação para fazer uma refeição ou tomar um café.
Os estabelecimentos que desejam se manter competitivos precisam se adequar a esse novo padrão, organizando os espaços internos de modo que o cliente possa encontrar os produtos de forma intuitiva, situando-o com sinalização adequada.
Fonte: Sebrae
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